Welcome to SpiceShop Theme

Sea summo mazim ex, ea errem eleifend definitionem vim. Ut nec hinc dolor possim mei ludus efficiendi ei sea summo mazim ex.

Por que a Amazônia é tão importante?

Por que a Amazônia é tão importante?

A floresta amazônica é um lugar maravilhoso e bonito, cheio de rios poderosos e árvores verdejantes. Mas, por baixo do exterior verde brilhante, está a trabalhar arduamente para proporcionar ao mundo inúmeros benefícios. Sem a Amazônia, todo o clima do mundo seria jogado fora, a atmosfera seria poluída com bilhões de toneladas de CO2, 10% da biodiversidade do mundo seria perdida, e talvez nunca encontrássemos cura para muitas doenças dos dias atuais. Sim, a Amazônia é um ativo extremamente importante para o planeta, e neste post eu vou te dizer o porquê.

Medicine

Medicina natural amazônia

Por milhões de anos, a humanidade usou insetos e plantas como forma de produzir remédios. As tribos da Amazônia ainda fazem isso e aperfeiçoaram totalmente o processo de extração química. A tribo indígena Yanomamo usou plantas para curar doenças por centenas de anos, e muitas de suas descobertas foram aplicadas à medicina “ocidental” mais moderna.

Acredita-se que apenas 0,5% das espécies de plantas encontradas na Amazônia tenham sido estudadas por suas propriedades medicinais. Isso significa que a Amazônia pode conter curas naturais para algumas das muitas doenças presentes hoje. No entanto, se a Floresta Amazônica morrer, a continuação dessas práticas e a descoberta dessas substâncias químicas naturais nunca se concretizarão.

Controle Climático

Controle Climático

As florestas tropicais trocam uma tonelada de água e energia com a atmosfera circundante e, como tal, acredita-se que contribuam grandemente para os climas locais e regionais. A Floresta Amazônica é responsável por até 75% de suas próprias chuvas, que alimentam os rios próximos por meio da evapotranspiração. A água dos rios, então, flui diretamente para o oceano, mantendo correntes oceânicas extremamente importantes e, assim, controlando o clima regional.

Uma pesquisa recente descobriu que as chuvas na Bacia Amazônica não afetam apenas o clima da América do Sul, mas também influencia as chuvas nos Estados Unidos Central e Ocidental.

Armazenamento de Carbono na Floresta Amazônica

Armazenamento de Carbono na Floresta Amazônica

Todos nós já ouvimos falar do aquecimento global, e se você concorda com a teoria ou não, fica claro que nós, como espécie, produzimos muito dióxido de carbono. Nos últimos 150 anos, os seres humanos têm queimado combustíveis fósseis, usando carvão, petróleo e gás, bombeando incontáveis toneladas de CO2 para a atmosfera. As árvores são absorventes naturais de CO2, usam-no para a fotossíntese e bombeiam um oxigênio limpo e agradável.

A Amazônia contém mais de 400 bilhões de árvores, que absorvem quantidades enormes de CO2 da atmosfera. Um estudo publicado na Global Change Biology afirmou que c. Então, se nós perdermos a Amazônia, os efeitos do aquecimento global se tornarão rapidamente um problema global imediato.

Biodiversidade

Biodiversidade

A Amazônia é o lugar terrestre mais biodiverso do planeta. Esta incrível floresta tropical é o lar de mais espécies de aves, plantas e mamíferos do que em qualquer outro lugar do mundo. Cerca de 30% das espécies do mundo e 10% da biodiversidade do mundo podem ser encontrados lá. A Amazônia também abriga centenas de espécies vegetais e animais endêmicas e ameaçadas de extinção.

Com o rio Amazonas fluindo impressionantes 6.600 km e contendo centenas de afluentes e riachos menores, não é de admirar que abrigue o maior número de espécies de peixes de água doce do mundo. A biodiversidade excepcional na Amazônia não é importante apenas para os ecossistemas naturais, mas também traz muitos benefícios para nós, seres humanos. As plantas e animais aqui são usados para alimentos, pesquisas, medicamentos e têxteis.

Turismo

Turismo

O ecoturismo está rapidamente se tornando um dos tipos mais populares de turismo no mundo. As pessoas não estão mais felizes em sentar em uma praia ao sol durante todo o dia, querem sair e explorar as maravilhas naturais deste planeta. A Amazônia é um dos melhores lugares para se fazer isso. Embora o ecoturismo na Amazônia ainda esteja engatinhando, já está produzindo lucros de mais de US $ 11,6 milhões por ano.

Esse dinheiro não apenas beneficia a economia local, mas também educa as pessoas sobre a importância de manter a Amazônia e todos os espaços naturais do mundo. A receita gerada pelo ecoturismo é injetada diretamente aos moradores, proporcionando empregos, moradias e uma melhor qualidade de vida.

A Amazônia não pode ser perdida na sua lista da América do Sul. Este lugar mágico contribuirá para a experiência de vida. Você está pronto para visitar os destaques da Amazônia? A Chimu Adventures oferece passeios incríveis para a Floresta Amazônica, bem como pacotes feitos sob medida para a América do Sul, de acordo com todos os seus desejos. Clique aqui para mais informações sobre o Chimu.

debora

You must be logged in to post a comment